Alimentação Vegetariana em Idade Escolar

Uma alimentação saudável, vegetariana ou não, assume um papel especialmente preponderante em idade pediátrica. Por um lado, há necessidades nutricionais específicas para esta fase do ciclo de vida que deverão ser respeitadas. Por outro, desequilíbrios nutricionais poderão perturbar o crescimento e desenvolvimento normais das crianças e adolescentes.

A pensar nesta população em particular, criámos um novo manual, lançado hoje mesmo pela Direção-Geral da Saúde, intitulado “Alimentação Vegetariana em Idade Escolar”. Este tem como objetivo informar e esclarecer a comunidade escolar, os profissionais de saúde e a população em geral sobre a adequação da dieta vegetariana nestas faixas etárias.

Alimentacao-Vegetariana-em-Idade-Escolar--page-001_

Alguns excertos do manual:

“À semelhança de outros padrões alimentares, o padrão vegetariano, quando bem planeado pode fornecer todas as necessidades nutricionais de crianças e adolescentes. O aporte energético deverá ser adequado a cada idade e o crescimento monitorizado. Deve ser dada particular atenção à ingestão proteica, de ácidos gordos essenciais, ferro, zinco, cálcio, iodo e vitaminas B12 e D. A ingestão de alimentos fortificados e/ou a suplementação, em alguns casos, poderá ser necessária.”

“A alimentação deverá ser completa, equilibrada e variada. Alimentos como cereais, hortícolas, fruta, leguminosas, frutos gordos, sementes e os seus derivados deverão estar contemplados no dia alimentar do padrão vegetariano. Deve ser assegurada uma ingestão energética adequada. A inclusão de alimentos energeticamente densos como leguminosas (feijão, lentilhas, grão de bico, favas, etc.) e seus derivados, frutos gordos (nozes, amêndoas, avelãs, etc.) e cremes de frutos gordos (manteiga de amendoim, creme de avelãs, etc.) poderá ser vantajosa.”

“É crucial que todas as crianças e adolescentes, vegetarianos ou não, atinjam as suas necessidades nutricionais, já que estas são essenciais para garantir um crescimento e desenvolvimento adequados. Dietas muito restritivas, particularmente nestas fases mais vulneráveis do ciclo de vida, exigem um planeamento bastante cuidadoso.”

O manual está disponível para download (gratuito) aqui:

Alimentação vegetariana em idade escolar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *