Olá!
A receita que partilho hoje com vocês é sem dúvida especial. Trata-se de um bolo de chocolate muito saboroso, mas dentro daquilo que podemos considerar saudável: a base é de batata-doce, aveia, mirtilos, cacau e tâmaras. É vegan, não tem açúcares adicionados e pode ser sem glúten.
O bolo tem uma base rica, densa e um pouco húmida, e uma cobertura cremosa e decadente. Os frutos vermelhos, a batata-doce e o cacau tornam este bolo não só delicioso, mas também rico nutricionalmente e cheio de antioxidantes. Para além disso, a batata-doce faz com que o bolo não necessite de óleo quase nenhum, e as tâmaras evitam a necessidade de utilizar açúcar. Não podíamos querer melhor!
Siga para a receita?
Ingredientes
Base
- 250g de batata-doce partida em cubos (1 copo e meio)
- 200g de mirtilos (1 copo)+
- 250g de tâmaras (1 copo e meio)
- 250ml de bebida vegetal (1 copo)
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã
- 90g de farinha de aveia (1 copo)*
- 60g de cacau em pó (1/2 copo)
- ½ colher de chá de sal marinho fino
- ½ colher de chá de fermento
- ½ colher de chá de bicarbonato
- 3 colheres de sopa de óleo
- 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
Decoração
- 75g de chocolate negro (>70% de cacau) partido em pedaços (1/2 copo)
- 4 colheres de sopa de bebida vegetal
- Frutos vermelhos e frutos gordos a gosto
+Poderá utilizar mirtilos congelados. Deverá deixar descongelar completamente antes de iniciar.
*Para um bolo sem glúten poderá utilizar aveia sem glúten ou farinha de trigo sarraceno. Caso não tenha farinha de aveia, triture os focos num liquidificador ou com a varinha mágica, até ficarem em farinha.
Instruções
- Duas horas antes, ou na noite anterior, coloque as tâmaras descaroçadas de molho em água fria (ficarão mais “pegajosas” e darão uma melhor consistência à massa).
- Coza a batata-doce ao vapor até ficar tenra (aproximadamente 15 minutos). Em alternativa poderá cozer em água, não sendo necessário acrescentar sal.
- Ligue o forno a 175ºC, ambas as resistências.
- Unte uma forma redonda com creme vegetal, azeite ou óleo de coco. Coloque uma folha de papel vegetal no fundo da forma.
- Escorra as tâmaras. Quando a batata-doce estiver cozida coloque-a num processador com as tâmaras e os mirtilos. Pulse algumas vezes e depois deixe processar, até ficar uma massa consistente. Irão permanecer uns pedacinhos de mirtilos na massa, mas não tem problema, não se notarão no bolo cozinhado.
- À parte, num recipiente, misture a bebida vegetal com o vinagre e deixe repousar por uns minutos (irá coalhar).
- Num outro recipiente, misture a farinha de aveia, o cacau, o bicarbonato, o fermento e o sal.
- Verta a bebida vegetal no recipiente das farinhas, um pouco de cada vez. Misture bem. Acrescente a massa dos mirtilos e misture bem, com uma colher. Por fim, misture também o óleo vegetal e a essência de baunilha.
- Verta a massa na forma. A massa terá uma consistência mais densa do que o habitual, mas é mesmo assim. Leve a forma ao forno por 30 – 40 minutos, até o bolo ficar cozido (faça o teste do palito).
- Depois de cozido, deixe arrefecer ligeiramente e desenforme o bolo. Para que a cobertura fique melhor, vire o bolo ao contrário. Deixe o bolo arrefecer completamente antes de colocar a cobertura.
- Para a cobertura derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Acrescente a bebida vegetal e mexa bem. Poderá necessitar de mais um pouco de bebida vegetal até obter a consistência ideal (deverá ficar praticamente líquido). Espalhe o chocolate derretido no topo do bolo e decore com os frutos vermelhos e os frutos gordos.
Desfrute!