Cinnamon rolls – Rolinhos de canela

Olá

Hoje travo-vos mais um clássico americano, os cinnamon rolls. São uns rolos muito fofinhos, com masssa tipo de pão, e que sabem a canela. Melhor ainda, levam apenas 7 ingredientes, todos eles muito comuns. Embora não seja uma receita difícil, demora o seu tempo a preparar, mas garanto-vos que vale bem a pena.

Como podem ver a receita leva um pouco de açúcar, mas não acho que a quantidade seja exagerada: pouco mais de ¼ de copo de açúcar para 3 copos de farinha. No entanto, podem sempre utilizar açúcar de tâmaras ou de coco como alternativa.

Optei por não colocar aquele molho branco que habitualmente acompanha os cinnamon rolls, pois basicamente é só açúcar e não acho que valha a pena.

Vamos à receita?

Ingredientes

  • 1 pacote de fermento (11g)
  • 1 copo (250ml) leite vegetal (usei de aveia)
  • 112g de creme vegetal
  • Uma pitada de sal fino
  • 3 copos (408g) de farinha
  • 1 colher e meia de chá de canela em pó
  • ¼ copo + 1 colher de sopa (63g) açúcar mascavado/integral – em alternativa usar açúcar de coco ou de tâmaras

Preparação

  • Aquecer o leite vegetal com 3 colheres de sopa de creme vegetal num tacho, em lume médio, até que o creme vegetal derreta. Não deixar ferver. Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco. O leite deverá ficar morno mas não quente.
  • Verter esta mistura para um recipiente de vidro e adicionar o fermento, sem mexer. Deixar ativar por 10 minutos, adicionar 1 colher de sopa de açúcar, a pitada de sal e mexer bem.
  • A esta mistura, ir adicionando meio copo de farinha de cada vez e ir mexendo. Poderá não ser necessário utilizar a farinha toda (eu só usei 2,5 copos). Quando já for muito difícil mexer a massa, amassa-la com um pouco com as mãos, até formar uma bola. Não amassar em demasia, um ou dois minutos bastam.
  • Tapar o recipiente com um pano, e deixar a massa levedar por uma hora.
  • Quando a massa já estiver levedada, transferi-la para uma superfície polvilhada com farinha e, com a ajuda de um rolo da massa, estica-la. Deverá ficar mais ou menos na forma de um retângulo. Derreter as outras 3 colheres de sopa de creme vegetal e pincelar a superfície da massa estendida (não será necessário gastar todo o creme vegetal).
  • À parte, num pequeno recipiente, misturar ¼ copo de açúcar e canela em pó. Espalhar esta mistura sobre a massa estendida.
  • Começando pelo lado mais curto do retângulo, enrole a massa, até ficar um rolo. Corte esse rolo em 9 ou 10 porções iguais.
  • Pincele uma travessa de vidro com um pouco do creme vegetal derretido. Coloque os rolinhos na travessa e pince-los por cima também. Cobrir a travessa com um pano e deixar levedar por mais 20/30 minutos, enquanto o forno aquece até aos 180ºC.
  • Quando o forno estiver quente, colocar lá travessa e deixar os rolinhos cozinhar por 30 minutos, até que fiquem ligeiramente dourados no todo. Retirar do forno, deixar arrefere um pouco e estão prontos a servir!

O passo-a-passo em imagens (de duas vezes que fiz esta receita):

1 -Aquecer o leite vegetal com o creme vegetal

2 – Verter para um recipiente de vidro e espalhar por cima o fermento, sem mexer.

3 – Adicionar o açúcar e o sal. Mexer.

4 – Acrescentar a farinha, meio copo de cada vez e mexer. Amassar e deixar levedar uma hora, tapado.

5 – Estender a massa com a ajuda de um rolo.

6 – Barrar com creme vegetal derretido e polvilhar com açúcar e canela.

7 – Enrolar a massa e cortar em 9 fatias iguais.

8 – Barrar uma forma com creme vegetal e dispor os rolinhos. Tapar e deixar levedar, enquanto o forno aquece.

9- Depois de levedar levar ao forno.

10 – Está pronto a servir!

Espero que gostem 🙂

Esta receita foi adaptada daqui.

2 thoughts on “Cinnamon rolls – Rolinhos de canela

  1. Boa tarde, Não sei se estou certa mas acho que o creme vegetal não é um ingrediente mt saudável. Existe alguma alternativa mais saudável ao creme vegetal? Obrigada

    1. Olá Sofia,

      Sim, não é um ingrediente muito saudável. Se quiser trocar, pode preparar um creme vegetal em casa (existem muitas receitas na internet), que será sempre uma melhor opção.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *