A primeira versão: Focaccia de tomate seco, azeitonas e alecrim
Caros amigos e seguidores, o meu último ato oficial antes das tão esperadas férias! Deixo-vos esta receita de focaccia, um pão com um leve aroma a alecrim, suave mas com a riqueza do tomate seco e das azeitonas. Perfeito para um lanche de domingo, ou para levar para o picnic.
Cá vai a receita:
Ingredientes:
- 3 copos de farinha de trigo
- 1 copo de água morna
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 cubo de fermento fresco (ou 1 pacote de 11g de fermento em pó)
- 1 c. chá de açúcar integral
- 1 c. chá de alho em pó
- 2 c. chá de folhas de alerim picadas
- 1 c. chá de orégãos secos
- 4 metades de tomate seco, picadas
- ¼ de copo de azeitonas descaroçadas (às rodelas)
- Uma pitada de sal
Preparação:
- Desfaça o fermento com as mãos e misture-o bem na farinha. Junte o sal e o açúcar e mexa.
- Acrescente a água morna e o azeite e mexa bem, até a massa ficar homogénea.
- Deixe a massa levedar num recipiente coberto, num lugar morno, por pelo menos meia hora. Eu costumo deixar a massa a levedar num recipiente de vidro, coberto por um pano de cozinha grossinho, e deixo no peitoril da janela, à luz do sol.
- Pré-aqueça o forno a 200ºC.
- Quando a massa estiver levedada, acrescente o alho em pó alecrim, os orégãos, o tomate seco e as azeitonas. Envolva os ingredientes delicadamente na massa.
- Coloque a massa num tabuleiro untado com azeite, e espalhe-a com os dedos. Se preferir, pode colocar mais folhas de alecrim, azeitonas ou pedacinhos de tomate seco a decorar o pão.
- Deixe o pão cozer até crescer e alourar ligeiramente (aproximadamente 30 minutos).
- Delicie-se!
Agora a segunda versão da focaccia: focaccia de tomate cherry, azeitonas e alecrim
Já que tinha imensos tomates cherry para gastar, e já tinha visto várias receitas de focaccia com este tomate, decidi experimentar outra receita. Et voilá!
Ingredientes:
- 4 copos de farinha de trigo (aprx. 500g)
- 1 copo e meio de água morna
- 1 pacote de fermento em pó ou 1 cubo de levedura (fermento de padeiro)
- 2 c. chá de açúcar (integral ou mascavado)
- 1 pitada de sal
- 2 c. sopa de azeite
- Como toppings usei tomate cherry, azeitonas pretas descaroçadas e umas folhinhas de alecrim.
Preparação:
- Numa tigela pequena juntar a água morna, o fermento e o açúcar. Mexer até dissolver e deixar ativar por 5 minutos. Juntar o azeite e misturar.
- Numa tigela grande colocar a farinha. Adicionar uma pitada de sal e misturar.
- Verter os líquidos na farinha e envolver, primeiro com a colher e depois com as mãos.
- Transferir a massa para uma superfície enfarinhada e amassar bem durante 5 minutos. Se necessário acrescentar mais um pouco de farinha, tentando não acrescentar muita.
- Verter um pouco de azeite na tigela e voltar a colocar lá a massa. Tapar a tigela com um pano. Deixe a levedar por uma hora ou mais, até duplicar o tamanho. Eu costumo deixar no peitoril da janela, de forma a apanhar sol. Se estiver um dia mais nublado ou se tiverem mais pressa, podem colocar no forno com a luz ligada.
- Depois da massa levedar, verter numa superfície enfarinhada e voltar a amassar um pouco. Transferir a massa para um tabuleiro enfarinhado (podem também untar o tabuleiro, se preferirem). Moldem a massa para a forma que desejarem. Deixem levedar de novo por mais 30 minutos, mantendo o tabuleiro coberto.
- Passados os 30 minutos a massa já terá crescido novamente. Com os dedos, faça buracos na superfície da massa. Nesses buracos coloque o tomate cherry, as azeitonas e as folhas de alecrim, ou qualquer outro tempero que utilizar.
- Leve ao forno a 180ºC por 30/35 minutos.
- A focaccia focará super crocante por fora mas muito fofinha por dentro. Os tomates e as azeitonas irão dar humidade e um sabor incrível à massa aromatizada pelo alecrim.
O que vos parece?
De qual gostam mais?
Bom apetite!