Chili de quinoa e batata-doce

Olá 🙂

Se me acompanham nas redes sociais sabem que todos os meses faço workshops de alimentação saudável na Bioparadigma. Já fizemos workshops sobre alimentação vegetariana, alimentação sem glúten, entre outros temas. A receita que vos trago hoje foi uma do workshop de Alimentação funcional, detoxificante e anti-inflamatória. É um chili de quinoa com batata doce, guarnecido com abacate. De todos os workshops, de todas as receitas, esta foi sem dúvida uma das que teve o melhor feedback e, por isso mesmo, decidi partilha-la com vocês.

Caso queiram participar num dos próximos workshops, basta contactarem a Bioparadigma.

(mais…)

Lasanha de vegetais

Olá a todos 🙂

Hoje trago-vos uma receita muito simples de lasanha vegetariana.

Esta receita é muito versátil: poderão utilizar outros legumes, conforme os que estiverem na época, ou também tofu, se gostarem. Mesmo o tempero do estufado de legumes poderá ser ao vosso gosto. Eu optei por utilizar creme de soja de compra, mas podem fazer em casa, com bebida vegetal e farinha. Poderão também utilizar outros cremes vegetais sem soja, como de arroz ou de aveia. Eu optei por não utilizar queijo vegetal, mas podem sempre acrescentar um pouco, por cima da lasanha, mesmo antes de a levar ao forno.

Vamos à receita?

(mais…)

Cinnamon rolls – Rolinhos de canela

Olá

Hoje travo-vos mais um clássico americano, os cinnamon rolls. São uns rolos muito fofinhos, com masssa tipo de pão, e que sabem a canela. Melhor ainda, levam apenas 7 ingredientes, todos eles muito comuns. Embora não seja uma receita difícil, demora o seu tempo a preparar, mas garanto-vos que vale bem a pena.

Como podem ver a receita leva um pouco de açúcar, mas não acho que a quantidade seja exagerada: pouco mais de ¼ de copo de açúcar para 3 copos de farinha. No entanto, podem sempre utilizar açúcar de tâmaras ou de coco como alternativa.

Optei por não colocar aquele molho branco que habitualmente acompanha os cinnamon rolls, pois basicamente é só açúcar e não acho que valha a pena.

Vamos à receita?

(mais…)

Tarte de frutos vermelhos

Olá a todos 🙂

Hoje trago-vos uma receita muito rápida de se fazer. É mesmo indicada para aqueles dias em que não temos muito tempo para preparar uma sobremesa ou um lanche.

Esta tarte foi inspirada na típica blueberry pie americana. Eu utilizei uma mistura de frutos vermelhos, mas também poderia ter utilizado só os mirtilos. Em relação à massa, optei pela massa quebrada de compra, mas podem sempre optar por fazer a massa em casa.

(mais…)