Massa integral com lentilhas e ervilhas de quebrar

A receita que vos trago hoje é do meu tipo de refeições favoritas! Basicamente consiste em abrir o frigorífico e cozinhar o que lá houver. Nada mais prático, nada mais simples!

Neste caso, haviam ervilhas de quebrar fresquíssimas, colhidas nessa mesma manhã pela minha avó, couve branca da nossa horta, brócolos e cenouras. Depois foi só juntar a massa e as lentilhas et voilá!

Esta é uma daquelas receitas que se fazem mesmo muito rapidamente e que tem tudo o que é preciso: há um fornecedor de energia e hidratos de carbono (a massa), há um fornecedor de proteína (as lentilhas) e há muito hortícolas, que nos dão fibra, água, vitaminas e minerais. Para além disso, a combinação da massa integral com as lentilhas fornece imensa fibra, proteína e minerais como o ferro e o zinco. Os brócolos são também ricos em ferro, cálcio e potássio.

Melhor era difícil!

Há um sem número de recriações possíveis desta receita. Poderão utilizar quaisquer hortícolas que tenham ou outras leguminosas a vosso gosto. Tal como fiz nesta refeição, é sempre importante utilizarmos produtos da época e, de preferência, da nossa região.

2016-04-21 12.32.24 1

Receita

Para 2 pessoas

Ingredientes

  • Meia cebola pequena
  • 150g de massa esparguete integral
  • ¾ de chávena de lentilhas cozidas (130g)
  • 1 mão cheia de ervilhas de quebrar (100g)
  • 50g de brócolos
  • 40g de couve branca
  • 30g de cenoura raspada
  • 1 colher de sopa de polpa de tomate
  • Azeite, sal iodado e pimenta q.b.

2016-04-21 12.32.28 1 (2)

Começo por colocar a massa integral em água a ferver e deixo cozer durante 5 minutos. Adiciono os brócolos e as ervilhas de quebrar e deixo cozinhar por mais 5 minutos. Escorro a água e reservo.

Entretanto parto a cebola em meias luas, corto a couve branca em tirinhas e raspo a cenoura.

Numa frigideira, ou mesmo num tacho, coloco a cebola, a cenoura, a couve branca, a massa, os brócolos e as ervilhas de quebrar. Acrescento também as lentilhas já cozidas. Acrescento a polpa de tomate, o azeite e tempero tudo com sal e pimenta. Deixo refogar durante 5 minutos, misturando bem todos os ingredientes. Está pronto a servir!

2016-04-21 12.32.25 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *