Sobre

ola_

Sejam bem-vindos ao blog O Vegetariano!

O meu nome é Sandra Gomes Silva. Eu sou nutricionista e vegetariana.

Criei O Vegetariano com o intuito de ajudar quem é, ou pretende vir a ser, vegetariano. Neste blogue irei divulgar tudo o que sei sobre nutrição e alimentação vegetariana, para além de partilhar receitas vegetarianas (mesmo) simples, (muito) rápidas e (excessivamente) deliciosas!

Sou co-autora do manual “Linhas de Orientação para uma Alimentação Vegetariana Saudável”, assim como da sua tradução “Guidelines for a healthy vegetarian diet”, do manual “Alimentação Vegetariana em Idade Escolar” e do manual “Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração coletiva: Princípios Base” lançados pela Direção Geral da Saúde no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS).

Sou membro da Ordem dos Nutricionistas, CP2340N.

O meu percurso:

Licenciei-me em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação Universidade do Porto (2009/2013).

Em 2013, obtive o Certificado de Competências Pedagógicas – Formação Pedagógica Inicial de Formadores (antigo CAP), pelo que sou também formadora.

Realizei o meu estágio académico no Hospital de Braga e na Câmara Municipal de Barcelos em 2013. Posteriormente, realizei dois estágios profissionais: um no Centro Social de Bairro (em 2014) e outro no Centro Hospitalar Médio Ave, EPE (2014 – 2015).

Após o lançamento do manual “Linhas de Orientação para uma Alimentação Vegetariana Saudável”, tive oportunidade de participar como oradora no Congresso Internacional Paredes de Coura Vegetariana, com a Palestra “Linhas de Orientação para uma Alimentação Vegetariana Saudável” (18/07/2015) e nas IV Jornadas da Gastronomia da Associação de Estudantes da FCNAUP, com a palestra “Alimentação vegetariana no adulto” (18/11/2015). Posteriormente participei como palestrante no Curso “Alimentação Vegetariana”, enquadrado no Simpósio de Nutrição Artificial da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP) (13/12/2015).

Em 2016 lançámos o manual “Alimentação Vegetariana em Idade Escolar“. Posteriormente, participei como palestrante na mesa “Alimentação Vegetariana” no XVIII Congresso Anual da APNEP, com o tema “Orientações Nutricionais para Alimentação Vegetariana em Idade Escolar” (12/04/2016).

Desde Outubro de 2016 que integro a equipa da Bioparadigma Clínica de Medicina Integrativa, em Barcelos, onde tenho oportunidade de dar consultas de nutrição, fazer workshops de culinária saudável e participar como palestrante em vários eventos.

Ainda em 2016 lançámos o manual “Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração coletiva: Princípios base” a 3 de novembro. Tive a oportunidade de apresentar da palestra “Alimentação vegetariana”, na Escola Superior de Saúde da Universidade do Minho (19/10/2016), e de participar no encontro “Alimentação vegetariana em idade escolar”, em Aljezur (5/11/2016).

Já em 2017, em março, terminei o curso de Nutrição Funcional pelo Instituto de Nutrição Funcional Prof. Gabriel de Carvalho, Brasil. Em abril tive oportunidade de palestrar no “Seminário de Planeamento de Refeições Vegetarianas para Crianças em Restauração Coletiva” em Quarteira (18/04/2017) e no V AEICBAS Biomedical Congress, com o tema “Dietas emergentes: vantagens e riscos para a saúde” (21/04/2017).

Outras áreas de interesse

Para além da temática da Alimentação Vegetariana, já realizei várias formações e palestras no âmbito da Nutrição e da Alimentação Saudável e apresentei diversos trabalhos em congressos nacionais e internacionais. Tive também oportunidade de frequentar vários cursos e congressos, nacionais e internacionais.

Entre as várias áreas da Nutrição, tenho especial apreço também pela área da Nutrição Oncológica, tendo participado no projeto de Tradução, Adaptação transcultural e Validação da ferramenta Avaliação Global Subjetiva – Preenchida pelo Doente (PG-SGA) para Portugal. http://pt-global.org/.

Podem ler mais sobre o meu percurso na minha página do LinkedIn e no ResearchGate.

Contacto

geral@ovegetariano.pt