Bolo de chocolate com frutos vermelhos

Olá!

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A receita que partilho hoje com vocês é sem dúvida especial. Trata-se de um bolo de chocolate muito saboroso, mas dentro daquilo que podemos considerar saudável: a base é de batata-doce, aveia, mirtilos, cacau e tâmaras. É vegan, não tem açúcares adicionados e pode ser sem glúten.

O bolo tem uma base rica, densa e um pouco húmida, e uma cobertura cremosa e decadente. Os frutos vermelhos, a batata-doce e o cacau tornam este bolo não só delicioso, mas também rico nutricionalmente e cheio de antioxidantes. Para além disso, a batata-doce faz com que o bolo não necessite de óleo quase nenhum, e as tâmaras evitam a necessidade de utilizar açúcar. Não podíamos querer melhor!

Siga para a receita?

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Queques de cacau e banana

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Olá,

Estão cá pelos queques, não é verdade? 🙂

Estes queques de cacau e banana são muito saborosos, simples de confecionar e não têm açúcar. Levam aveia, tâmaras e pepitas de chocolate, ficando com uma massa consistente e húmida, perfeitos para comer ainda quentes a sair do forno ou para levar connosco para qualquer lugar.

Cá vai a receita:

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Hambúrgueres de quinoa e feijão vermelho

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Ingredientes:

  • 1/2 copo de quinoa (previamente demolhada)
  • 1 copo de feijão vermelho cozido
  • 1/2 cenoura raspada
  • 3 colheres de sopa de sementes de linhaça
  • 1/4 de pimento
  • Salsa picada e temperos a gosto (utilizei gengibre, curcuma, orégãos, sal e pimenta)

Cozer a quinoa no dobro da água. Escorrer bem e reservar.

Triturar as sementes de linhaça utilizando a varinha mágica. Reservar.

Num recipiente juntar o feijão cozido, o pimento picado, a cenoura raspada, a salsa picada e os temperos. Acrescentar a quinoa e a linhaça e mexer bem. A linhaça tem a função de absorver a humidade da massa, torna-la mais moldável e evitar que esfarele durante a confeção. Se a massa estiver muito húmida acrescente mais um pouco de linhaça.

Amasse tudo bem com um grafo até obter uma massa homogénea. Tempere a gosto. Molde os hambúrgueres com as mãos e reserve.

Numa frigideira, colocar um pouco de azeite e cozinhar os hambúrgueres até que fiquem douradinhos. Depois é só servir! No pão, no prato com um pouco de salada ou então com legumes salteados!

Esta receita rende uns 5 hambúrgueres!

(Podem congelar os hambúrgueres antes de os cozinharem. Basta envolver em película e colocar no congelador. Assim têm sempre hambúrgueres à mão!)

Bom apetite!