Pão de fermentação natural #pãodemia

Olá 🙂

Hoje trago-vos a minha primeira receita de pão de fermentação natural (com vídeo).

Esta receita é uma adaptação da pãodemia da Filipa Gomes, mas usando a massa mãe/isco em vez do fermento. Tal como a pãodemia, esta receita é o mais simplificada possível, quer em termos de ingredientes, quer de processo. E é maravilhosa 😍

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Ingredientes: 450g de farinha de trigo 350g de água 80g de massa mãe 9g de sal Procedimento: 1 – Refrescar o vosso isco uma ou duas vezes antes de avançar. Eu refresquei na sexta à noite e no sábado de manhã e continuei a receita no sábado à tarde. 2 – Numa taça colocar a água e a massa mãe. Misturar bem, usando as mãos. Juntar a farinha e por fim o sal, misturando tudo bem de novo. Não é necessário amassar. 3 – Deixar repousar na taça coberta com um pano por três horas. Durante este tempo, se quiserem, podem ir esticando a massa e dobrando-a sobre si mesma (técnica "stretch and fold"). Eu fiz três vezes. 4 – Depois da primeira fermentação, passamos para a moldagem. Primeiro devemos polvilhar o cesto de fermentação com farinha maizena ou farinha de arroz. Depois vamos espalhar um pouco de farinha de trigo sobre a bancada e delicadamente vertemos a nossa massa para cima da farinha. Moldar a massa de forma a fazer uma bola, procurando criar tensão superficial arrastando com mãos a bola sobre a bancada. Por fim, transferir a massa para o cesto de fermentação, tapar com um pano e levar ao frigorífico, onde ficará durante toda a noite. 5 – Na manhã seguinte, tirar o cesto do frigorífico e pré-aquecer o forno a 220ºC com uma panela de ferro ou alumínio lá dentro. Quando estiver aquecido, tirar a panela do forno e, delicadamente, vamos transferir a nossa massa para uma folha de papel vegetal e colocá-la dentro da panela. Levar ao forno por 30 minutos com a panela tapada + 15 minutos com a panela destapada. 6 – Retirar do forno. Nem vale a pena dizer para deixar arrefecer, ninguém vai conseguir 😂 Por isso, vamos partir o pãozinho e servir com um bom azeite. Experimentem, vão adorar 😍

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Sem mais demoras, cá vai a receita:

(mais…)

O Vegetariano

É com uma enorme felicidade que vos apresento O Vegetariano!

Este livro surgiu da minha vontade de compilar todas as informações importantes sobre alimentação vegetariana num local só. É um livro destinado a quem tem uma alimentação vegetariana, a quem para lá caminha e a quem está interessado em reduzir o consumo de carne ou de alimentos de origem animal.

Neste livro vão encontrar tudo sobre alimentação vegetariana:

  • se é ou não saudável
  • quais os benefícios e riscos
  • por onde começar
  • como evitar as carências nutricionais (alimentos, suplementos, etc.)
  • o que comer no dia-a-dia (com exemplos de refeições)
  • alimentos que não devem faltar lá em casa e alimentos a evitar
  • um exemplo de dia alimentar completo, totalmente de origem vegetal, e com a sua avaliação nutricional
  • como ler os rótulos dos alimentos
  • como aproveitar melhor os alimentos
  • como ultrapassar as dificuldades mais comuns
  • as perguntas mais frequentes nas minhas consultas de nutrição
  • e, por fim, 20 receitas simples e muito saborosas, para que não vos falte nada.

Eu a minha editora fizemos o nosso melhor para que este livro contivesse toda a informação importante de uma forma resumida e com uma linguagem pouco técnica, de fácil compreensão. Por isso não esperem um livro aborrecido 🙂

O livro já está à venda em todas as livrarias e locais habituais, e também online em wook.pt, fnac.pt, e leyaonline.com.

Espero que gostem!