Chamuças de legumes

2016-08-14 13.21.46

Estas chamuças são ótimas para almoços de família ou para levar para um pique nique. Podemos fazê-las com antecedência que não deixam de ficar estaladiças e mesmo frias são ótimas. O melhor de tudo é que todos podem provar um bocadinho!

São feitas com tofu e legumes variados, pelo que podemos utilizar os legumes que tivermos disponíveis que vão ficar sempre bem 🙂

A receita:

Ingredientes:

  • 120g de tofu biológico
  • 150g de tomate
  • 350g de legumes à escolha (eu utilizei brócolos, curgete e cenoura)
  • 1 dente de alho
  • 1 embalagem de massa filo (250g)
  • Caril em pó, piri piri, orégãos, sal e pimenta q.b.

Começamos por cozer os brócolos e a cenoura (partidos em pedaços pequeninos) em água. Numa frigideira, colocamos ao lume um pouco de azeite, o alho e os tomates partidos aos pedacinhos. Acrescentamos os temperos e deixamos apurar. Desfazemos o tofu com um garfo e acrescentamos no refugado. Partimos a curgete aos pedacinhos e acrescentamos também. Por fim, acrescentamos os legumes cozidos, deixamos apurar mais um pouco e reservamos.

Para fazer as chamuças precisamos de uma embalagem de massa filo. Só devemos abrir a embalagem imediatamente antes de utilizarmos a massa, para que não segue. A embalagem que eu utilizei traz 12 folhas. Partimos essas folhas (em conjunto) em 4 tiras. Depois, retiramos duas folhas e pincelamos com azeite. Em cima, colocamos mais duas folhas. Colocamos um bocadinho do recheio e dobramos sob a forma de triângulos. E fazemos isso até esgotarmos a massa, fazendo um total de 12 chamuças.

(Para quem não souber dobrar, pode ver neste vídeo como o fazer. Para fechar as chamuças eu utilizei um pouco de azeite apenas.)

Por fim, basta pincelarmos as chamuças com mais um pouco de azeite e levamos ao forno por 15 minutos a 200C. Estão prontas!

2016-08-14 13.18.56

Bom apetite!

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *